Campanha vai possibilitar aos produtores doarem sacas de café para serem revertidas em recursos para o hospital; outra informação, HC recebe 250 mil em verba parlamentar


Foram apresentados dados que mostram a grandeza do trabalho (que é realizado gratuitamente), como a evolução do número de pacientes, os tratamentos, os procedimentos realizados, o trabalho social e os atendimentos preventivos através da carreta Mama-Móvel. Fotos: Comunicação|HC Patrocínio

Por *André Luiz Costa

A Expocaccer tem se mostrado uma grande parceira do Hospital do Câncer de Patrocínio e um exemplo claro dessa disposição em ajudar é a Campanha Café do Amor que tem início agora junto com a safra de café. A iniciativa visa sensibilizar os cafeicultores a doarem sacas para o HC.

Na última semana a equipe da cooperativa recebeu o presidente do hospital Thiago Miranda de Oliveira, a superintendente Andreia Ribeiro e a coordenadora de eventos Ana Paula Ribeiro para uma apresentação do trabalho do HC.

Foram apresentados dados que mostram a grandeza do trabalho (que é realizado gratuitamente), como a evolução do número de pacientes, os tratamentos, os procedimentos realizados, o trabalho social e os atendimentos preventivos através da carreta Mama-Móvel. Também foi detalhada a construção da sede própria, o futuro Hospital de Amor de Patrocínio, que será o primeiro de Minas Gerais.

Também houve um depoimento emocionante do professor Sebastião Guimarães Cortes que é paciente do hospital, foi curado e hoje faz acompanhamento. Ele relatou toda a excelência do tratamento e o carinho com que a equipe cuida de todos os pacientes.

O objetivo foi deixar inteirados os funcionários da Expocaccer para que possam informar bem aos produtores. "Mostramos a eles o que o hospital faz e o tamanho do nosso projeto da construção para que passem para os produtores para que possam comprar essa ideia. Tenho certeza que o Café do Amor vai ser um sucesso. É o momento do cafeicultor colher os frutos dele e também ser solidário. De antemão agradeço a todos que doarem e à Expocaccer pela grande ajuda", diz o presidente Thiago.
Presidente do hospital Thiago Miranda de Oliveira

“A Expocaccer é parceira desde a concepção da ideia do hospital. Sabemos da importância da instituição e o bem que ela promove para a saúde de centenas de pessoas do município e região, de forma gratuita. Já tivemos a participação de alguns dos nossos cooperados que doaram seus cafés para o Hospital do Câncer e realizaram a torra e o envase desses cafés pela Torrefação da Dulcerrado, de forma inteiramente gratuita. Poder participar mais uma vez de uma iniciativa como essa, em parceria com os nossos cooperados, é gratificante e é também um ato de amor, em forma de café,” comenta o presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Glaucio de Castro.

Para participar, o produtor pode doar quantas sacas quiser diretamente na Expocaccer que, ao final da safra, juntará todas as doações, irá comercializar e repassar o dinheiro para o hospital. A campanha vem em boa hora, uma vez que por conta da pandemia a instituição deve uma queda de arrecadação de mais de 70%.

EMENDA PARLAMENTAR - R$ 250 MIL

O Hospital do Câncer de Patrocínio recebeu na última semana a excelente notícia transmitida pelo vereador Ricardo Balila de que, por intermédio de seu trabalho, o deputado federal Luis Tibé destinou emenda parlamentar individual de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para o HC Patrocínio utilizar em seu custeio.

"Chega a nos emocionar receber notícia tão positiva em um momento em que o hospital sofre com a queda de mais de 70% em sua arrecadação por conta da pandemia, o que nos traz grande dificuldade de caixa. Só temos a agradecer ao incansável trabalho desse grande parceiro vereador Ricardo Balila e ao deputado Luis Tibé que sabe da credibilidade e excelência de nosso trabalho, por isso se sensibilizou para nos auxiliar a continuarmos cuidando tão bem de nossos pacientes. Muito obrigado a ambos", comenta o presidente Thiago Miranda de Oliveira.

A emenda nº27620005 será destinada ao Fundo Municipal de Saúde de Patrocínio e depois repassada para os cofres do hospital.

"Nosso trabalho de apenas 5 meses segue trazendo resultados à nossa população. A saúde é instrumento de primeira necessidade e temos que ajudar a fazer esse hospital. Nosso trabalho continua", disse o vereador Balila.

O HC atende atualmente 840 pacientes de maneira gratuita com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia, radioterapia, trabalho de prevenção e assistência social.

*André Luiz Costa / Comunicação HC Patrocínio